Acidente na A1 perto de Pombal




Ontem à noite, por volta das 23h, ocorreu um grave acidente na A1, perto de Pombal. Envolveram-se vários veículos, incluindo um camião TIR, e há registo de pelo menos quatro vítimas mortais e vários feridos. As causas do acidente ainda estão a ser investigadas.

Segundo as primeiras informações, o camião TIR colidiu com vários veículos ligeiros que seguiam no sentido Sul-Norte da autoestrada. O embate terá sido violento, provocando a morte imediata de quatro pessoas. Os feridos foram transportados para os hospitais de Pombal e de Coimbra, alguns em estado grave.

A A1 esteve cortada ao trânsito durante várias horas, enquanto os trabalhos de socorro e limpeza da via decorriam. A circulação foi restabelecida por volta das 6h da manhã.

Este é mais um acidente grave a ocorrer nas estradas portuguesas. Em 2022, registaram-se mais de 250 vítimas mortais em acidentes de viação, um número que tem vindo a aumentar nos últimos anos. As autoridades apelam à condução responsável e ao cumprimento das regras de trânsito, para evitar tragédias como a que ocorreu ontem em Pombal.

O nosso pensamento vai para as vítimas e suas famílias neste momento tão difícil.

Testemunhos

Um dos sobreviventes do acidente, que não quis ser identificado, contou à imprensa que "foi um momento de terror". "Estava a conduzir tranquilamente quando, de repente, vi o camião a desgovernar-se e a atingir os carros à minha frente. Houve uma explosão e depois tudo ficou escuro." Quando acordou, estava deitado na berma da estrada, com vários ferimentos.

Outro sobrevivente, que também não quis ser identificado, disse que "foi um milagre ter sobrevivido". "Estava no carro com a minha mulher e os meus filhos quando o camião nos atingiu. O carro ficou completamente destruído, mas nós conseguimos sair vivos." A família sofreu ferimentos ligeiros e foi assistida no hospital de Pombal.

Os testemunhos dos sobreviventes mostram o terror e o sofrimento que este acidente causou. É importante lembrar que as estradas são um local de perigo e que todos devemos conduzir com responsabilidade para evitar tragédias.

Apelo à segurança

As autoridades apelam à segurança nas estradas. O excesso de velocidade, a condução sob o efeito do álcool ou drogas e a distração são os principais fatores de risco em acidentes de viação.

  • Respeite os limites de velocidade
  • Não conduza sob o efeito do álcool ou drogas
  • Evite distrações, como o uso do telemóvel
  • Mantenha o seu veículo em bom estado

Seguindo estas regras básicas, podemos ajudar a prevenir acidentes e salvar vidas.

O nosso pensamento vai para as vítimas e suas famílias neste momento tão difícil.