Bi? Mas o que é isso?




Bi, abreviação de bissexual, é um termo usado para descrever pessoas que sentem atração por pessoas de mais de um gênero. Mas, pode ter certeza que não é só isso. Ser bi é muito mais do que uma simples atração física; é um estado de espírito, uma forma de ver e sentir o mundo. E sim, é uma jornada e tanto!

Eu, particularmente, sou do time das bis há um bom tempo, e posso te dizer que não é fácil. A sociedade ainda tem muito preconceito e desinformação sobre o assunto. Mas, mesmo com todos os desafios, ser bi é uma experiência única e enriquecedora.

Uma das coisas mais legais de ser bi é poder amar e se apaixonar por pessoas independentemente do seu gênero. É como ter um mundo de possibilidades amorosas aberto para você. Inclusive, já ouviu falar do ditado "bi é o dobro de amor"? Pois é, tem muita verdade nisso.

Mas, vamos combinar, nem tudo são flores. Existem vários mitos e estereótipos sobre pessoas bis que podem machucar muito. Por exemplo, já ouviu aquela de que bis são indecisos ou confusos? Mentira! Ser bi não tem nada a ver com indecisão ou confusão. É simplesmente uma forma diferente de sentir atração.

Outra coisa que me incomoda muito é a invisibilidade que pessoas bis sofrem. Muitas vezes, somos apagados ou colocados em segundo plano em discussões sobre sexualidade. É como se nossa existência não fosse importante. Mas, nós estamos aqui, existimos, e merecemos ser reconhecidos e respeitados.

Então, se você se identifica como bi, não tenha medo de se assumir. Ser bi é uma parte linda e valiosa de quem você é. Não deixe que o preconceito e a desinformação te impeçam de viver sua vida plenamente. Lembre-se, você não está sozinho!

E para aqueles que não são bis, mas querem ser aliados, aqui vão algumas dicas:

  • Eduque-se sobre bissexualidade
  • Não faça suposições sobre a sexualidade das pessoas
  • Use linguagem inclusiva
  • Respeite e aceite as pessoas bis como elas são

Ser bi é um presente. É uma jornada de autodescoberta, amor e aceitação. Não deixe que ninguém te diga o contrário.