A primeira bomba nuclear foi detonada em 1945, e desde então, o mundo tem vivido com o medo constante de que essas armas terríveis possam ser usadas novamente. E, infelizmente, esse medo não é infundado. Houve vários casos próximos ao longo dos anos, e a ameaça de uma guerra nuclear ainda paira sobre nós hoje.
Mas como funcionam essas bombas nucleares? Bem, eles baseiam-se na física da fissão nuclear. Quando o núcleo de um átomo é dividido, ele libera uma enorme quantidade de energia. E é isso que acontece em uma bomba nuclear. Um núcleo de urânio ou plutônio é dividido, e a energia liberada cria uma explosão devastadora.
Os efeitos de uma bomba nuclear são realmente terríveis. A explosão em si pode causar destruição generalizada, e a radiação liberada pode causar câncer e outras doenças terríveis. E os efeitos duradouros podem ser ainda mais devastadores, pois a radiação pode permanecer no meio ambiente por anos.
Então, o que podemos fazer sobre isso? Bem, a melhor coisa a fazer é trabalhar pela paz. Precisamos evitar que as guerras aconteçam e precisamos pressionar nossos líderes para que eliminem essas armas terríveis de nosso mundo.
Até lá, só podemos viver com medo. O medo de que um dia possamos usar essas bombas novamente. E o medo de que as consequências sejam catastróficas.