Imagina estar em casa, a curtir o teu dia de folga, quando de repente o teu telefone toca. É um número desconhecido, mas tens aquele pressentimento que te diz que é importante. Atendes e ouves uma voz doce do outro lado, que te chama "pai" ou "mãe".
A tua mente acelera. Será que é o teu filho que está perdido ou em apuros? Será que é alguém que se fez passar pelo teu filho para te extorquir dinheiro? O teu coração dispara e as tuas mãos começam a tremer.
A pessoa ao telefone conta-te uma história elaborada sobre como está num país estrangeiro e perdeu o passaporte e o dinheiro. Precisa desesperadamente de dinheiro para voltar para casa. Não queres acreditar, mas a voz soa tão parecida com a do teu filho que não consegues resistir a ajudar.
Transferes o dinheiro e esperas ansiosamente pelo telefonema de confirmação. Mas ele nunca chega. Tentaste ligar de volta para o número, mas já não existe.
Cai no golpe do "olá pai, olá mãe".
Este é um golpe comum e muito bem elaborado. Os burlões usam a tua emoção e preocupação pelos teus filhos para te enganar. Aqui ficam algumas dicas para evitarem cair neste golpe:
Se caíste no golpe, não te desesperes. Aqui ficam algumas coisas que podes fazer:
O golpe "olá pai, olá mãe" é uma experiência assustadora, mas não estás sozinho. Milhares de pessoas caem neste golpe todos os anos. Seguindo as dicas acima, podes ajudar a proteger-te e aos teus entes queridos deste crime odioso.