Dia de Santo Expedito




Dia 19 de abril é comemorado o Dia de Santo Expedito, o santo das causas urgentes e desesperadas. É o padroeiro dos militares, estudantes e comerciantes.

A história de Santo Expedito é repleta de milagres e lendas. Dizem que ele era um soldado romano que foi convertido ao cristianismo e acabou sendo martirizado por se recusar a renunciar à sua fé. Conta-se que, antes de ser executado, ele pediu a Deus que o ajudasse a evitar a dor e a tortura, e que o seu desejo foi atendido.

Por isso, Santo Expedito é invocado para resolver problemas urgentes, principalmente aqueles relacionados a dinheiro, saúde e justiça. É comum ver fiéis oferecendo velas vermelhas ao santo, que é representado com uma cruz na mão e uma espada na outra, símbolo da sua vitória sobre o mal.

Oração a Santo Expedito:

"Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, socorre-me nesta hora de aflição e desespero, intercedei por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Vós que sois um Santo guerreiro, dai-me força, coragem e determinação para vencer esta batalha que me atormenta. Defendei-me de todos os perigos e adversidades, e alcançai-me a graça que tanto necessito (fazer o pedido). Amém."

Além da oração, há outras formas de devoção a Santo Expedito. Uma delas é a prática do "jejum de Santo Expedito". Trata-se de um jejum de três dias, durante os quais o fiel deve se alimentar apenas de pão e água, e rezar a oração do santo todos os dias.

Também é comum fazer promessas a Santo Expedito, como acender velas vermelhas ou doar dinheiro para instituições de caridade. Acredita-se que o cumprimento dessas promessas fortalece a devoção ao santo e aumenta a chance de se obter as graças pedidas.

Seja por meio da oração, do jejum ou das promessas, Santo Expedito é um santo muito querido e venerado pelos fiéis brasileiros. É o padroeiro das causas urgentes e desesperadas, e sempre está pronto para ajudar aqueles que recorrem a ele com fé e devoção.