O Outubro Rosa é uma campanha anual que tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de mama, enfatizando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. É uma oportunidade para lembrar a todos, especialmente às mulheres, que o câncer de mama é uma doença séria, mas que pode ser vencida.
O movimento surgiu na década de 1990 e hoje é realizado em todo o mundo, com o objetivo de disseminar informações sobre a doença, promover a realização de exames de mamografia e reduzir os índices de mortalidade.
- Nódulo ou caroço na mama ou na axila;
- Mudança na forma ou no tamanho da mama;
- Dor ou sensibilidade na mama;
- Inversão do mamilo;
- Secreção papilar;
- Pele da mama avermelhada ou enrugada;
- Descamação ou ferida na região do mamilo.
- Histórico familiar de câncer de mama;
- Idade avançada;
- Obesidade ou sobrepeso;
- Menstruação precoce ou menopausa tardia;
- Nunca ter tido filhos ou ter o primeiro filho após os 30 anos;
- Uso prolongado de terapia hormonal após a menopausa;
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento e cura do câncer de mama. Por isso, é importante que as mulheres façam o autoexame das mamas regularmente, além de realizarem exames de mamografia a partir dos 40 anos ou antes, se houver histórico familiar da doença.
Durante o Outubro Rosa, diversas ações são realizadas para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Essas ações incluem palestras, workshops, caminhadas e distribuição de materiais informativos.
Você pode participar do Outubro Rosa de várias maneiras, como:
Juntos, podemos contribuir para a luta contra o câncer de mama e ajudar a salvar vidas.