Prefeito de SP: um perfil do gestor da maior cidade do Brasil




O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, é um empresário e político brasileiro filiado ao MDB. Nascido em São Paulo, em 1966, Nunes graduou-se em administração de empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).
Sua trajetória política iniciou-se em 1992, quando foi eleito vereador da cidade de São Paulo. Reelegeu-se em 1996 e 2000. Em 2002, candidatou-se a deputado federal, sendo eleito e cumprindo dois mandatos consecutivos.
Em 2016, foi eleito vice-prefeito de São Paulo, na chapa de João Doria (PSDB). Com a renúncia de Doria para concorrer ao governo do Estado de São Paulo, em 2018, Nunes assumiu a prefeitura da cidade.
Nas eleições municipais de 2020, Nunes foi eleito prefeito de São Paulo no primeiro turno, com 53,08% dos votos válidos.
Como prefeito, Nunes tem enfrentado diversos desafios, como a pandemia de Covid-19, a crise econômica e a violência urbana. Tem implementado medidas para conter a propagação do vírus, como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social. Também tem trabalhado para reativar a economia da cidade, por meio de incentivos fiscais e investimentos em infraestrutura.
No combate à violência, Nunes tem reforçado o policiamento e investido em programas sociais para jovens em situação de vulnerabilidade.
Apesar dos desafios, a gestão de Nunes tem sido marcada por avanços em diversas áreas. A cidade de São Paulo tem registrado queda nos índices de criminalidade e melhorias nos serviços públicos, como saúde e educação.
Nunes é um político experiente e pragmático, que tem conseguido manter o diálogo com diferentes setores da sociedade. É um gestor comprometido com o desenvolvimento da cidade de São Paulo e com a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.