Rita nasceu em Roccaporena, Itália, em 1381. Ela se casou aos 12 anos com um homem violento e abusivo. Após 18 anos de casamento, ele foi assassinado. Rita, então, decidiu dedicar sua vida ao serviço de Deus e entrou para o convento das Agostinianas. Ela viveu uma vida de oração e penitência, e é conhecida por seus milagres e pela sua intercessão em causas impossíveis.
Um dos milagres mais famosos de Santa Rita foi a cura de um ferimento grave na testa. Ela teria recebido um espinho da coroa de Cristo, que causou uma ferida profunda. Após rezar e pedir a intercessão de Rita, o ferimento desapareceu milagrosamente.
Santa Rita também é conhecida por sua intercessão em casos de fertilidade. Ela é considerada a padroeira das mulheres que querem engravidar e das mães grávidas. Existem muitos relatos de mulheres que engravidaram após rezar a Santa Rita.
Santa Rita é uma santa muito querida pelos brasileiros. Ela é considerada a padroeira dos desesperados e das causas impossíveis. Muitas pessoas recorrem a ela para pedir ajuda em momentos difíceis. E, como diz a tradição, "quem pede a Santa Rita, alcança".