Sunak: o chanceler que surpreendeu o mundo




Por um correspondente de economia

Quando Rishi Sunak foi nomeado Chanceler do Tesouro em fevereiro de 2020, poucos sabiam o que esperar. Ele era um rosto relativamente desconhecido, tendo servido apenas como Secretário-Chefe do Tesouro por alguns meses. Mas nos dois anos seguintes, Sunak tornou-se uma figura central na política britânica, guiando o país durante um dos períodos econômicos mais desafiadores de sua história.

Sunak nasceu em Southampton, filho de pais indianos que emigraram da África Oriental. Ele estudou filosofia, política e economia na Universidade de Oxford, antes de trabalhar como banqueiro de investimentos na Goldman Sachs. Em 2015, foi eleito para o Parlamento como deputado conservador por Richmond (Yorks).

O mandato de Sunak como chanceler foi dominado pela pandemia de COVID-19. No início da crise, ele lançou uma série de medidas para apoiar empresas e indivíduos, incluindo o esquema de licença e o programa Eat Out to Help Out. Estas medidas foram amplamente elogiadas por ajudar a evitar uma recessão mais profunda.

No entanto, Sunak também foi criticado pela forma como lidou com a crise do custo de vida. A inflação atingiu o seu nível mais elevado em décadas e a crise energética está a sobrecarregar as famílias. Sunak foi acusado de não fazer o suficiente para ajudar aqueles que lutam.

Apesar destas críticas, Sunak continua a ser uma figura popular entre os membros do Partido Conservador. Ele é visto como um político competente e carismático e é amplamente visto como um futuro potencial líder do partido.

No que diz respeito ao seu futuro, Sunak disse que pretende continuar como Chanceler por "o tempo que for necessário". No entanto, há rumores generalizados de que ele está interessado no cargo de primeiro-ministro e é visto como um potencial sucessor de Boris Johnson.

Se Sunak algum dia se tornará primeiro-ministro, só o tempo dirá. Mas não há dúvida de que ele já deixou sua marca na política britânica. Ele é uma figura controversa, mas também é uma figura talentosa e ambiciosa. Ele será um a ser observado nos próximos anos.

Opinião pessoal

Eu pessoalmente admiro Sunak como político. Ele é inteligente, carismático e tem um forte domínio de detalhes. Acredito que ele tem potencial para ser um grande primeiro-ministro um dia.

No entanto, estou preocupado com a sua forma de lidar com a crise do custo de vida. Acredito que ele precisa fazer mais para ajudar aqueles que lutam.

No geral, acredito que Sunak é um político talentoso e promissor. Eu estarei observando-o com interesse nos próximos anos.