Valores a Receber Banco Central




Um dinheirinho esquecido e inesperado é sempre bem-vindo, não é mesmo? E o melhor é que pode estar mais próximo do que você imagina. Se você tem alguma dúvida se possui valores a receber, saiba que o Banco Central do Brasil disponibiliza um serviço online para consultar e solicitar a devolução desses recursos.

O serviço "Valores a Receber" do Banco Central permite que pessoas físicas e jurídicas verifiquem se possuem valores a serem resgatados junto a instituições financeiras, como bancos, consórcios e outras entidades autorizadas pelo Banco Central.

Esses valores podem ser provenientes de diversas fontes, como:

  • Contas correntes e poupanças encerradas com saldo positivo;
  • Cotas de consórcios cancelados;
  • Seguros não resgatados;
  • Ações de empresas que foram vendidas ou liquidadas;
  • Precatórios (dívidas judiciais a serem pagas pelo governo);
  • FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) esquecidos;
  • PIS/PASEP (programas de integração social) não sacados;

Para consultar se você possui valores a receber, basta acessar o site do Banco Central (https://valoresareceber.bcb.gov.br) e informar seu CPF (para pessoas físicas) ou CNPJ (para empresas). O sistema mostrará a relação dos valores disponíveis para resgate, informando o valor, a instituição financeira e o motivo do crédito.

Caso você tenha valores a receber, é possível solicitar a devolução diretamente pelo site do Banco Central. O prazo para solicitar a devolução é de até um ano após a data da divulgação do valor disponível.

O serviço "Valores a Receber" é uma ótima oportunidade para verificar se você possui algum recurso esquecido e, se houver, solicitar a devolução. É importante destacar que o Banco Central não cobra nenhuma taxa para a consulta ou devolução dos valores.

Portanto, não perca tempo e acesse agora mesmo o site do Banco Central para consultar se você possui valores a receber. Quem sabe você não tem uma surpresa agradável esperando por você.