A varíola dos macacos é uma doença viral rara que pode ser transmitida de animais para seres humanos. O vírus é transmitido pelo contato direto com um animal infectado, como um macaco ou um esquilo, ou por meio do contato com fluidos corporais ou lesões na pele de uma pessoa infectada.
Os sintomas da varíola dos macacos são semelhantes aos da varíola, mas geralmente são mais leves. Os sintomas podem incluir febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, gânglios linfáticos inchados e uma erupção cutânea que começa no rosto e se espalha pelo corpo.
A varíola dos macacos geralmente é uma doença autolimitada, o que significa que ela desaparece por conta própria em algumas semanas. No entanto, em alguns casos, a varíola dos macacos pode ser grave, especialmente em pessoas com sistema imunológico enfraquecido.
Não existe tratamento específico para a varíola dos macacos, mas os sintomas podem ser tratados. O tratamento pode incluir analgésicos, anti-inflamatórios e antivirais.
A melhor maneira de prevenir a varíola dos macacos é evitar o contato com animais infectados e fluidos corporais ou lesões na pele de pessoas infectadas. Você também deve lavar as mãos com frequência com água e sabão e evitar tocar no rosto.
Se você acha que pode ter varíola dos macacos, consulte um médico imediatamente.